contato@comunicaceduc.com.br | (19) 98178-1924
Literatura e Alma

Caros alunos e leitores!

Que prazer sinto em ter retido nem que seja uma pequena parte das palavras esculpidas nas folhas dos livros ao quais já li. Mas mesmo tendo lido somente uma pequena parte de tudo que gostaria, deleitou-me dos prazeres que uma boa leitura me faz, ou melhor, me transforma. Vou deixar aqui um pequeno murmúrio do que sinto pela literatura e convido todos a praticarem este fenomenal exercício da alma, sim, da alma mesmo, porque quando lemos é a alma que exercitamos. Pode ter certeza, não vão crescer músculos que nem crescem nos braços e nas pernas, mas crescerão personagens, lugares, épocas e tramas, deixando sua alma em forma.

Este conhecimento antes de mais nada, é a esperança de muitos para adentrar e, talvez, com muita lida, tentar entender o fascinante mundo dos escritores e suas criações. Naturalmente conhecendo os recursos, as metáforas, as metalinguagens dos estudos literários, fica mais fácil não só compreender, como também identificar-se com a literatura, principalmente como são escolhidos os personagens, seus aliados, seus oponentes, seus algozes e acima de tudo o triunfo ou como algumas das vezes acontece seu total fracasso. Quem disse que as estórias que nos são contadas sempre têm que acabarem com finais felizes? O conhecimento literário nos encaminha a entender muito além do que uma incrível viagem ao mundo imaginário ou da verossimilhança do mundo real, ele nos leva ao entendimento crítico e passivo para que possamos entre muitos esforços aproveitarmos desta grande fatia do mercado. Trazendo-nos conhecimento necessário para que nosso intelecto possa estar à frente de muitos, não só nos concursos ou para um excelente emprego, como também para a independência de expormos as nossas ideias de modo a debatermos em qualquer conversa ou em qualquer estado de espírito cara a cara com qualquer um.

O amor à Literatura nos traz benefícios encantadores. Desde sempre essa arte foi companheira de grandes mulheres e grandes homens que fizeram diferença no mundo.

Portanto, parem de arrumar desculpas para não ler.

Um país se faz com homens e livros.

Monteiro Lobato

Sobre o autor

Prof. Ricardo Lopes

Ricardo Lopes é Professor de Letras - Língua Portuguesa, administrador de restaurante, cozinheiro profissional e escritor nas horas vagas, com um romance publicado e outro em elaboração. Casado e pai de duas filhas, é um dos idealizadores do CEDUC, que tem como objetivo ajudar pessoas a encontrarem seu lugar no mercado de trabalho e as empresas a especializarem ainda mais seus colaboradores.

Newsletter

Cadastre-se para receber uma mensagem sempre que novos conteúdos forem publicados